sábado, 27 de setembro de 2008

Projeto Memória Viva

As dificuldades de memorização, esquecimentos de fatos simples, de nomes ou lugares conhecidos, não podem ser vistos como " normais de quem está envelhecendo".
Pensando nisto, estabelecemos uma parceria entre os "Consultórios Terapêuticos" e o "Centro de Vivência da 3a Idade de Barcelona" cujo objetivo será avaliar as pessoas idosas, acima de 60 anos, para detecção de processos que podem indicar o desenvolvimento de doenças degenerativas, com perdas significativas de sua qualidade de vida, assim como de seus familiares.
A partir desta avaliação daremos os encaminhamentos necessários, colocando à disposição do usuário uma proposta de atendimento voltada para a estimulação neuro cognitiva mais conhecida como 'oficinas de memória'.
Uma reunião foi feita com os representantes da comunidade, onde falamos da importância de conhecermos sobre a memória e as consequências de sua perda para a vida de todos nós.
A recepção foi muito boa onde recebemos todo apoio para o desenvolvimento de nosso 'Projeto'.
É uma iniciativa de cunho social, pois não resultará em nenhum custo para o idoso, bastando apenas que se inscreva e se submeta a avaliação.

Uma nova parceria

Esta semana fomos procurados pelos responsáveis pela "Escolinha Pequeno Galileu" na pessoa de seu Diretor Marcelo.
O motivo desta visita deve-se ao fato da necessidade de obter ajuda profissional, não somente em relação a uma melhor formação para o corpo docente, mas de orientação aos pais sobre desenvolvimento, comportamento, relacionamento interpessoal, sexualidade, e outros temas de interesse.
O nosso primeiro encontro foi para conhecimento e levantamento das dificuldades, dúvidas, e prováveis casos que necessitem de uma intervenção profissional.
Uma nova reunião será agendada, desta vez com os familiares, ou responsáveis das crianças atendidas pela Escolinha, onde deverão ser abordados temas de interesse tais como : A importância da família no desenvolvimento da criança, dificuldades na aprendizagem, linguagem, fantasia , sexualidade, etc.
A recepção por parte dos professores foi muito boa, onde ficou evidenciada a necessidade de um espaço para a manifestação de suas dúvidas, assim como para a socialização do conhecimento e a prática de cada um.
Esperamos com esta inicativa podermos contribuir para a melhoria dos serviços da Escolinha Pequeno Galileu, e trazendo para a nossa equipe a satisfação por mais esta parceria.

sábado, 13 de setembro de 2008

Atualizando...

Desde a criação deste espaço para relatarmos as nossas experiências, nos deparamos com a dificuldade de mantê-lo atualizado.
Temos levado às escolas a nossa proposta de um projeto, até certo ponto inovador pelo seu formato, que é a "Triagem Auditiva do Escolar".
Este trabalho destina-se a crianças em fase de aprendizagem escolar, ou seja de alfabetização.
Nós nos baseamos na premissa de que se a criança não tem os seus órgãos sensoriais em perfeito estado, a aprendizagem da leitura e escrita também apresentará algum comprometimento.
É um trabalho de cunho social, uma vez que para esta avaliação a família não terá de dispor de nenhuma importância, bastando preencher uma ficha de inscrição onde constam os dados relativos à criança que será avaliada e, evidentemente, garantir a sua presença.
Já avaliamos as crianças da E.E.M. Prof. Juracy Machado, em Barcelona, e da E.E.F. Prof. Djanira Maria de Araújo, em Areinha, Serra-Sede
Estamos envolvidos, também, com uma proposta de atendimento voltado para as pessoas acima de 60 anos de idade.
Mas, esta é uma outra história que, quando estiver devidamente estruturada, traremos para o nosso blog para que todos possam acompanhar as nossas atividades.