sábado, 8 de novembro de 2008

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desde a última vez em que deixei um depoimento, muitas coisas já aconteceram. Vou atualizar todos vocês.

Como havia dito no relato anterior, havíamos dado início a um projeto desenvolvido com os idosos que participam do Centro de Vivência da 3a idade de Barcelona.

Fizemos uma reunião onde falamos da importância de participarem da avaliação para o rastreamento da perda de memória, assim como a perda auditiva e dificuldades na manutenção da autonomia nas atividadaes de vida diária. Os idosos, então, preencheram uma ficha de inscrição onde constavam dados relativos à data de nascimento, filiação, endereço, etc.

No dia 25 de outubro demos início às avaliações. Quarenta idosos foram efetivamente avaliados quanto aos aspectos acima citados.

Destes, 11 foram reprovados na triagem auditiva, o que corresponde a 27,50% dos idosos avaliados.

Na avaliação da perda de memória, foram feitos 12 encaminhamentos para neurologista, sendo que duas idosas apresentam sinais de comprometimentos graves.

Para os demais que apresentavam perdas leves, foram sugeridas a participação das atividades de " oficinas de memória".

Foram feitos alguns encaminhamentos para médico psiquiatra em função de algumas queixas relativas à variação do humor, desânimo, instabilidade emocional, fragilização interna, etc. A devolução dos resultados foi feita de maneira individual, como forma de preservar a intimidade de cada caso.

O próximo encontro está agendado para o dia 21 de novembro onde iremos fazer uma atividade para que eles possam passar pela experiência de uma oficina e, assim, poder entender a importância desta atividade não somente como forma de atenuar determinados processos em andamento, mas como forma de desenvolver uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário: