Nesta sexta-feira, 03 de outubro, realizamos a primeira reunião para apresentação do 'Projeto Memória Viva' aos associados do grupo de 3a idade do Bairro de Barcelona, na Serra-ES.
Inicialmente, foi feita uma palestra explicativa onde foi abordada a temática envolvendo a memória, sua importância e a necessidade de diagnosticar, precocemente, perdas ocasionadas por processos degenerativos entre eles as demências.
Os presentes ouviram atentamente as explicações dadas pela Psicóloga e Gerontóloga Dra. Maria Cristina Silveira, formularam perguntas, compartilharam suas angústias quanto aos problemas que já estão enfrentando tais como: depressão, esquecimentos, e perdas sucessivas no próprio bairro.
O 'Projeto' basea-se, no princípio de que podemos agir preventivamente em relação ao desenvolvimento de determinados processos obtendo-se com isto, não somente uma conduta mais adequada a cada caso com os devidos encaminhamentos médicos, mas orientando às famílias de idosos que já estão com um processo de perda de memória já instalado.
O diagnóstico precoce nos permite, também, formular uma proposta de trabalho voltada para a estimulação das perdas através das 'Oficinas de Memória', atividades estas de cunho terapêutico e social uma vez que os idosos serão atendidos em grupo, o que facilitará a interação entre eles.
Após estes esclarecimento demos início ao preenchimento de uma ficha de inscrição que servirá de orientação para o agendamento das consultas para as avaliações propostas: Rastreamento de Perda de Memória, Triagem Auditiva e Avaliação das AVD's.
Durante a semana a Presidente do Grupo de 3a Idade, na pessoa da Sra. Ana Júlia, se encarregará de conseguir mais adesões, trazendo com isto o maior nº possível de idosos para participar deste processo.
Esta avaliação é aberta, não somente aos idosos associados, mas a todos que desejarem se conhecer mais. É de cunho social, uma vez que para esta avaliação não resultará em nenhum custo para as pessoa, bastando apenas comparecer nos dias e horários agendados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário